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Recuperação pós-treino: entenda as dores e aprenda estratégias para ajudar a restaurar os músculos

Entenda o que significa a dor muscular pós-treino, quando ela é aceitável e o que fazer para ajudar no processo de recuperação.

Publicada em: 26/09/2019



Se você costuma praticar algum esporte ou ir à academia já conhece os efeitos pós-treino: dores musculares nas partes do corpo que foram treinadas. Elas acontecem uma vez que, ao fazermos os movimentos mais intensos que os do nosso dia a dia, provocamos microlesões nos tecidos dos músculos que desencadeiam processos inflamatórios no organismo. Para torná-los mais fortes e resistentes a uma futura prática da mesma atividade, as fibras precisam ser regeneradas, o que pode causar incômodo.

Muita gente acha que o aparecimento desse tipo de dor significa que o treino foi intenso e bem feito, contudo, existe um limiar que pode indicar certos perigos. “Do momento em que o treino acabar até cerca de 72 horas depois ainda é normal sentir a dor muscular. Passou disso, vale procurar um médico”, aponta o fisioterapeuta Santiago Munhos.

Durante o treino
A fadiga muscular pode ser boa se você procura algum tipo de resultado na prática das atividades físicas. Porém, esse cansaço deve ser apenas muscular. “Sentir dor nas articulações enquanto você faz o exercício mostra que algum movimento não está sendo feito da maneira correta. Um desconforto ou o cansaço em função do esforço são justificáveis, mas dor não”, explica o profissional.

Pós-treino
Como já dito, alguma dor é aceitável até 72 horas, mas sua ausência não significa que o treino não foi bom o suficiente ou menos intenso. “Quando não ficamos com dor não quer dizer que não tivemos o resultado esperado, e sim que o músculo já se adaptou aos estímulos que está recebendo”, conta o fisioterapeuta. Quando os exercícios passam a não gerar cansaço, está na hora de intensificá-los aumentando o peso ou o tempo da prática ou ainda realizar a troca de treino, especialmente se a atividade for na academia. “É muito comum as pessoas que já fazem musculação sentirem dor quando trocam de treino, afinal estão dando um estímulo novo ao músculo”, completa.

Vale lembrar que não se deve tomar remédios para aliviar os incômodos, uma vez que eles apenas mascararão a dor. O profissional alerta que apostar em medicamentos pode disfarçar uma possível lesão maior, expondo o indivíduo a riscos mais graves. “Sem remédio, a pessoa conseguirá avaliar se a dor é suportável, normal ou se é o caso de procurar ajuda médica”, detalha.

Nos dias seguintes
Para os adeptos da musculação, o ideal não é repetir o treino, caso as dores musculares persistam. “Se ainda existe dor é porque ainda há lesão presente no músculo, ou seja, ele não se recuperou totalmente. O ideal é trabalhar outro grupo muscular até que haja uma recuperação saudável, para, assim, causar uma nova lesão para se recuperar novamente e seguir o ciclo”, explica o especialista. Para quem busca ganhar massa magra, vale lembrar que o descanso ajuda o músculo a crescer, uma vez que é nessa fase que ele se recupera e se torna mais forte.

Como aliviar
“O recomendado é tomar um bom banho, descansar e se alimentar de forma adequada para que haja a recuperação muscular e, assim, a dor diminua”, indica Santiago. Após o treino, aposte no consumo de proteínas, que ajudam na restauração das fibras musculares. Dentre os micronutrientes, vale apostar nas fontes de magnésio.


Fonte: Globo.com
Edição: F.C.



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