OUÇA UM BOM CONSELHO

HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO



HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO




OUÇA UM BOM CONSELHO


O poder do diálogo

Nos relacionamentos e nas negociações a capacidade de ouvir, pensar e dialogar é mais importante do que aquilo que se tem a oferecer.

Publicada em: 14/01/2013



Certa vez, houve uma grande seca na região de Chu, no noroeste da China. Os camponeses começaram a ficar agitados com a falta de alimentos. O príncipe de Chu, então, reuniu seus súditos e disse-lhes: " Vocês agora só vão receber duas tigelas de arroz na segunda e na quarta, e três tigelas de arroz na terça e na sexta ". Os camponeses ficaram muito agitados, reclamando de como o príncipe era arrogante, autoritário. Alguns até ameaçaram incendiar os campos.

Dois dias depois o cenário continuava tenso. O principe reuniu novamente a população, e disse: " Certo, certo. Vocês estão certos. Entendo a insatisfação. Que tal, então, três tigelas de arroz na segunda e na quarta, e duas tigelas de arroz na terça e na sexta ?" Imediatamente ouviram-se gritos de "Viva o príncipe, que sabe ser justo e bondoso". Todos se aquietaram. Alguns até comentaram que, aquela sim, tinha sido uma grande vitória ...

Algum tempo depois as chuvas chegaram, os campos de arroz voltaram a crescer, e a paz reinou sobre Chou.

Lição da história: nos relacionamentos e nas negociações a capacidade de ouvir, pensar e dialogar é mais importante do que aquilo que se tem a oferecer.  

Na primeira proposta foram oferecidas dez tigelas de arroz por semana. A segunda proposta continha as mesmas dez tigelas de arroz ! Portanto, a forma de conduzir uma negociação tem mais importância que o seu conteúdo.

Enviada por J.C.
Edição: A.N.
14/01/2013


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: