OUÇA UM BOM CONSELHO

HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO



HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO




OUÇA UM BOM CONSELHO


O amor pelos leões (Conto chinês do século 4 aC)

Zigao era um morador da vila de Ye, conhecido por gostar muito de leões...

Publicada em: 08/04/2013



Zigao era um morador da vila de Ye, conhecido por gostar muito de leões, tanto que havia mandado esculpir e pintar vários deles na sua casa e nas louças, e só vestia roupas que tinham leões bordados. O príncipe de Ye, de tanto ouvir falar nessa intensa paixão do seu súdito, resolveu visitá-lo, e ordenou aos servos que providenciassem um presente que, com certeza, proporcionaria grande alegria a Zigao: um leão de verdade!

Quando o leão enfiou a cabeça pela porta da casa Zigao fugiu, morrendo de medo. 

Isso mostra que Zigao não gostava verdadeiramente de leões. Ele gostava daquilo que parecia ser um leão, mas não dos leões de verdade. 

Moral da história: Muitos são aqueles que fabricam sonhos e ilusões acerca de afeto, trabalho, projetos para o futuro, etc. Mas, quando surge a oportunidade de tornar real o desejo longamente alimentado, fogem assustados . 

São aquelas pessoas que cultivam o sonho de encontrar um grande amor, mas que não investem nada de tolerância na construção de um relacionamento. São aquelas pessoas que sonham com um emprego, mas que, ao consegui-lo, pouco se dedicam ao compromisso assumido. Em resumo: são aquelas pessoas que cultivam o sonho de se tornar grandes campeões em algo, mas que não aplicam mais que um mínimo esforço para atingir o que dizem almejar.

Por outro lado, o conto traz uma lição adicional: pense bem antes de cultivar sonhos arriscadas. Reflita sobre os riscos de realizá-los. Senão, de repente, você poderá estar com um leão, ao vivo, dentro de sua casa. Dentro de sua vida.

Enviada por JC
Edição: F.C.
08.04.2013


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: