OUÇA UM BOM CONSELHO

HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO



HOME > OUÇA UM BOM CONSELHO




OUÇA UM BOM CONSELHO


A moça e sua escolha

No estado de Qi, leste da China, havia uma moça em idade de casar. Era linda e tinha, por isso, muitos pretendentes.

Publicada em: 07/02/2013



No estado de Qi, um dos feudos da dinastia Zhou ( 1122 - 265 a.C. ) que estava localizado na atual província de Shandong, leste da China, havia uma moça em idade de casar. Era linda e tinha, por isso, muitos pretendentes. Um dia, dois moços diferentes foram à sua casa pedi-la em casamento. Um morava no norte e o outro no sul.

O moço que morava no norte era feio, mas pertencia a uma família muito rica e poderosa. O moço que morava no sul era bonito, mas fazia parte de uma família muito pobre. Os pais da moça, contrariando a tradição, pela qual as filhas não eram consultadas quanto à escolha de seus maridos, permitiram que ela desse a sua opinião sobre a pessoa com quem queria se casar.

A moça ficou encabulada. Passou o tempo, e nada de uma resposta. Seu pai chamou sua mulher par um canto e perguntou: 

- Nossa filha não tem coragem de falar ?

A mãe foi até à filha e disse:

- Você não tem coragem de falar ? Se está com vergonha, apenas aponte para o rapaz de sua preferência. Quer dizer, nem precisa apontar. Toque em seu próprio braço. Se tocar no braço esquerdo, é que prefere o rapaz do norte, que está à sua esquerda. Se tocar no braço direito, é que prefere o rapaz do sul, que está à sua direita. 

Depois de algum tempo a moça voltou à sala, mas ainda não tinha tomado a decisão. De repente, ela tocou em seu braço esquerdo. Queria se casar com o rapaz do norte. Porém ,logo em seguida tocou também em seu braço direito. 

- O que ? Você pretende se casar com os dois ? - perguntou o pai, surpreso.

- Não - ela respondeu, falando pela primeira vez, com uma voz sussurrante. -

Eu quero comer e passar o dia na casa do moço do norte, e dormir na casa do moço do sul.

Seus pais disseram:

- Não é possível ter tudo o que se quer. Você só pode escolher um dos candidatos !

A moça pediu mais algum tempo para pensar. Mas tanto tardou na sua decisão que os jovens se foram. E ela nunca se casou.

Lição da história : Na vida é preciso fazer opções. E as oportunidades são poucas. Não fazer uma escolha pode ser a pior escolha; e quem quer o ótimo, não consegue nem o bom. 


Enviada por JC
Edição: F.C.
07.02.2013


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: