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Abacaxi e maracujá: qual suco é mais saudável?

Não são só as frutas que trazem benefícios para a saúde. Compare os nutrientes das bebidas e veja qual a melhor para se refrescar no calor.

Publicada em: 03/02/2020



Ambas as frutas têm DNA brasileiro e fazem sucesso na forma de suco. O de abacaxi concentra mais açúcar natural (basta reparar no teor de carboidratos), mas isso não o coloca em desvantagem. “O valor é pequeno comparado aos benefícios oferecidos”, tranquiliza a nutricionista Silvia Messalem. Entre os atrativos estão fibras, vitamina C e antioxidantes, substâncias que nos protegem contra o envelhecimento precoce. O suco de maracujá também reúne esses benfeitores, além de vitamina A e minerais. Embora seja menos calórico, é difícil encontrar quem o encare puro. Se for adoçar, Silvia sugere usar pequena quantidade de açúcares menos refinados, como o mascavo, ou um tiquinho de adoçante natural, a exemplo de estévia e xilitol. Seja qual for o sabor, o ideal é acostumar o paladar para não precisar desses ingredientes, além de priorizar as bebidas feitas na hora, sem coar. É garantia de mais nutrição.

Energia
Suco de maracujá: 16 cal
Suco de abacaxi: 41 cal

Vitamina C
Suco de abacaxi: 27,3 mg
Suco de maracujá: 4,5 mg

Carboidratos
Suco de maracujá: 2,7 g
Suco de abacaxi: 9,6 g

Potássio
Suco de abacaxi: 113 mg
Suco de maracujá: 76,9 mg

Fibras
Suco de abacaxi: 0,9 g
Suco de maracujá: 0,2 g

Vitamina A
Suco de maracujá: 24 mcg
Suco de abacaxi: 1,6 mcg
(Os valores se referem a um copo de 240 mililitros das bebidas)

Placar saúde
Suco de abacaxi 3 x 3 suco de maracujá


Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP)
Edição: F.C.



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