ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




ARTIGOS


Catarata: como diminuir o risco?

Legumes ricos em antioxidantes para lutar contra a catarata.

Publicada em: 07/03/2008



Como diminuir os riscos da catarata ? Coma legumes, coma legumes ! Mas não é qualquer legumes que previne a catarata: prefira os legumes de cor amarela e os legumes verdes em folhas. Pesquisadores americanos acabam de mostrar que a luteína e a zeaxantina, dois antioxidantes contidos nestes legumes, assim como a vitamina E, possibilitam a redução dos riscos de desenvimento da catarata.

A catarata é uma doença que compromete pessoas acima dos 60 anos. O cristalino, parte normalmente transparente do olho, vai se opacificando como uma janela sobre a qual foi colocada um lençol branco: a visão vai se tornando turva e imprecisa. No Brasil esta doença acomete uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos, e uma em cada duas pessoas com mais de 85 anos.

O Dr. William Christien da Faculdade de medicina de Harvand realizou um estudo com um grupo de 35000 mulheres, acompanhadas durante 10 anos: 2031 dentre elas desenvolveu catarata durante o estudo. Os pesquisadores compararam os resultados com a alimentação das voluntárias e descobriram que as mulheres que comiam menor quantidade de frutas e legumes estavam mais sensiveis a esta doença.

 

J.C.
07.03.2008



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: