ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




ARTIGOS


A Mente Lusitana

Digam-me algum feito português. A descoberta do Brasil ? Ah, já se sabe que só chegaram aqui muito depois dos navegadores espanhóis.

Publicada em: 27/02/2008



Digam-me algum feito português. A descoberta do Brasil ? Ah, já se sabe que só chegaram aqui muito depois dos navegadores espanhóis.
 
Soluções matemáticas; engenhos bélicos; descobertas médicas; invenções científicas; pesquisas arqueológicas; decodificações genéticas; criações cinematográficas, plásticas, literárias, musicais ou arquitetônicas; desenvolvimentos de softwares, enfim dentre qualquer um dos atributos que distinguem a espécie humana das outras espécies, às quais chamamos de irracionais, bestas, cite-me uma; uma só que seja fruto de mente lusitana !
 
Fale-me de um ator, líder político, gurú religioso, estrela esportiva, músico, cantor,  piloto de automóveis, motos ou bicicletas, lutador de artes marciais, cozinheiro, fotógrafo, estilista ou top-model nascido em Portugal.

Vamos lá, cite pelo menos um travestí, serial-killer, traficante de drogas, terrorista, padre tarado ou apresentadora de TV  surgida daquela civilização bizarra, caverna neolítica !
 
E nada mais esclarecedor das mutações involucionais pelas quais passou a mente lusitana, que a foto ao lado, feita da janela de um hotel. Pois é da observação da capacidade preditiva da mente do homem comum, no seu dia-a-dia, que se pode aprofundar o conhecimento da evolução cultural de uma comunidade.

Posso imaginar: os 2 operários estacionam o furgão sobre o passeio, observam no piso os orifícios perfurados pela equipe de engenharia (seguramente de uma empresa espanhola), lambuzam os postes metálicas com cimento colante, os introduzem lentamente no solo, recolhem os resíduos dos materiais, esfregam os arredores com panos molhados, admiram atônitos a beleza da obra realizada, e ... partem em direção ao veículo.

Entram, dão partida, e seguem em frente: impossível. Tentam ré: bloqueados também !
 
Saem do carro, miram a situação, discutem aos berros um com o outro; e os dois juntos com os funcionários e clientes do Banco de Lisboa. O gerente do banco, dono da infeliz idéia de contratar a obra, é chamado: - "Senhorrr João Manuel ( ou Manuel João) cá venha, pois surpresos cá`stamos com um acto insólito de uns gajos em nossa paragem !". Após muitas ligações, realizadas com seu tele-móvel, J.M. (ou M.J.) elabora luminosa decisão:

- "Desmontem o carro !".
 
Parece piada ? Pois é assim que funciona a mente lusitana. Façam o teste: conversem alguns minutos com um português. Melhor ainda: visitem Portugal! Aliás, Portugal é aqui!
 


José Cerqueira Dantas
27.02.2008



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.


 Rui

Sim sim eu até penso que nem foram os espanhois os primeiros..mas sim os marcianos!!! LOL Então levas-te bailarico de um Tuga e estás amuadito? hehehehe se quiseres temos cá emprego ..não fazemos discriminação... :D

13/07/2008







Destaques: