VOCÊ PRECISA SABER

HOME > VOCÊ PRECISA SABER



HOME > VOCÊ PRECISA SABER




VOCÊ PRECISA SABER


Saiba usar eletrônicos sem prejudicar sua saúde

Relacionamos os riscos que o uso prolongado de alguns eletrônicos pode trazer à saúde.

Publicada em: 28/05/2012



A satisfação de manter-se conectado 24 horas por dia, ouvir música alta sem incomodar os vizinhos ou passar a tarde aniquilando inimigos no videogame tem seu preço.

A seguir, relacionamos os riscos que o uso prolongado de alguns eletrônicos pode trazer à saúde.

Fones de ouvido
Sensação de ouvido entupido, zumbido e perda da audição são problemas associados ao uso inadequado de fones.
?O ouvido humano tolera, sem riscos, sons de até 80 decibéis. Ruídos entre 80 e 100 decibéis podem causar danos a longo prazo e, acima de 100 decibéis, a lesão pode ser instantânea?, explica o otorrino Oswaldo Laércio Mendonça Cruz, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os fones de ouvido potentes podem reproduzir sons com mais de 100 decibéis ? intensidade equivalente à de uma furadeira. As reclamações são cada vez mais frequentes nos consultórios, mas reduzir o volume apenas estabiliza o estrago. ?Uma vez danificadas, as células sensoriais do sistema auditivo não se regeneram?, resume Mendonça Cruz.


Monitores e telas de celulares
O ressecamento provocado pela redução natural na frequência de piscadas diante da tela de um computador, tablet ou smartphone costuma causar ardência nos olhos. Para umedecê-los e reduzir o desconforto, mantenha sempre à mão um colírio lubrificante, também conhecido como lágrima artificial. Usar mais de um aparelho simultaneamente pode trazer outro inconveniente. ?Mudar o foco para diferentes objetos rapidamente, seguidas vezes, pode provocar dor de cabeça?, explica Aderbal Alves Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

O problema é agravado em quem usa óculos multifocais, uma vez que, para obter foco, é preciso direcionar os olhos para áreas específicas da lente.


Teclados e mouses de smartphones
Os movimentos repetitivos do polegar quando se manuseiam os diminutos mouses e teclados podem provocar tendinite e dor nas articulações - a dor é tão comum entre os digitadores de smartphone mais habilidosos que ganhou o apelido de ?dedão de BlackBerry?.


Joysticks de videogames
Pressionar o joystick deixa as mãos em tensão permanente - a qual pode provocar, ironicamente, uma lesão típica de atletas. A epicondilite, ou ?cotovelo de tenista?, é uma inflamação dos tendões do cotovelo que causa dor ao longo de todo o antebraço.


Fonte: Veja
Edição: F.C.
28.05.2012



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: