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Confira oito benefícios da Dieta do Mediterrâneo

Hábitos alimentares de países como Espanha e Grécia reduzem a chance de colesterol alto, beneficiam a flora intestinal e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Publicada em: 19/09/2012



O nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto listou oito benefícios da Dieta do Mediterrâneo, que reflete os hábitos alimentares de países banhados pelo Mar Mediterrâneo como Espanha, Grécia e Itália. O programa é composto basicamente por vegetais, legumes, tomate, alho, frutas frescas e secas, cereais integrais, nozes, sementes e azeite de oliva. Na prática, substitui-se carne vermelha e produtos industrializados, incluindo doces, por peixes de água profunda e gelada, como salmão e atum.

Segundo Zanuto, porém, a base da pirâmide é atividade física e muita água.

? A população mediterrânea originalmente mantinha a atividade física regular, o que já proporcionava aumento da longevidade e a melhoria da saúde em geral. Cerca de 30 minutos de caminhada por dia já é o suficiente para alcançar os benefícios deste estilo de vida ? garante.

Ainda de acordo com o nutricionistas, estudos mostram que a adoção da dieta é capaz de reduzir a chance de alguns tipos de câncer em até 30% e diminuir em 33% o risco de doenças cardíacas. A única preocupação deve ser a quantidade de calorias. O ideal é fracionar a alimentação em seis refeições diárias, com média de 1.200 calorias para mulheres e 1.800 para homens.

Oito benefícios da Dieta do Mediterrâneo:

Frutas e hortaliças: "contêm grande quantidade de fibras e antioxidantes, como vitaminas E e C."

Cereais: "são essencialmente fornecedores de energia para o organismo. Os integrais também têm vitaminas B e E, selênio e fibras."

Leguminosas: "fontes de fibras e proteínas vegetais."

Oleaginosas: "possuem ácidos graxos mono e poliinsaturado e reduzem a chance de a pessoa desenvolver colesterol alto."

Peixes: "são ricos em ácidos graxos ômega 3, atuando contra o aparecimento de diversas doenças."

Iogurtes: "o cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam a flora intestinal."

Vinho tinto: "possui alta quantidade de flavonoides (antioxidantes). O vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos e, por consequência, diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares."

Azeite de oliva: "é rico em fenóis (antioxidantes) e em ácido graxo monoinsaturado, sendo que o último atua no aumento da taxa do colesterol 'bom' (HDL), favorecendo o coração. O ideal é consumi-lo diariamente para temperar a salada, regar um peixe ou até mesmo pode ser colocado no pão."


Fonte: O Globo
Edição: F.C.
19.09.2012


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