Você Precisa Saber

Abacate traz benefícios à saúde

Apesar de calórico, a fruta ajuda, por incrível que pareça, a reduzir o nível de açúcar no sangue.

Terça-feira, 13 de Abril de 2010

Uma hora de treino intenso no tatame e os atletas chegam a eliminar 700 calorias. Além da perda de energia, eles também sofrem desgastes nos músculos, ossos e articulações. A reposição é feita com vitamina de abacate.

"A recuperação do treinamento se torna um pouco mais rápida e como fonte de energia também é muito bom", diz Fábio Aranha, atleta.

"Introduzindo o abacate eu não sinto essa fome e eu tenho energia o dia todo", comenta Audrey Fais, atleta.

A recomendação aos atletas de karatê foi dada pelo pesquisador da faculdade de engenharia de alimentos da Unicamp que estuda as propriedades terapêuticas do abacate há 10 anos.

Segundo ele, além das vitaminas e minerais, a fruta tem o dobro de potássio encontrado na banana. É uma das maiores fontes de glutationa, um poderoso antioxidante com ação anticancerígena.

Edson Credídio explica ainda que o abacate ajuda a prevenir o reumatismo, evita doenças degenerativas e reduz os níveis de açúcar no sangue.

O pesquisador estudou o comportamento de 70 policiais militares que passaram a consumir duas vezes por dia 200 gramas de abacate, sem alterar o restante da alimentação. Depois de dois meses, 99% apresentaram resultados positivos.

"Ele abaixa o colesterol total, LDL, VLDL, triclicérides e aumenta o colesterol bom. Reduz significativamente doença cardiovasculares?, explica Edson Credídio, nutrólogo ? Unicamp.

Para conseguir os benefícios é fundamental acrescentar o abacate em uma dieta equilibrada. Não adianta substituir as refeições por porções da fruta. Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo, de acordo com o médico, podem ser verificados depois de dois ou três meses de consumo diário, mas um alerta: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

"Bata o abacate sempre com leite desnatado porque tem mais cálcio, com uma colher de açúcar. O ideal seria manter como lanche e o que é importante no alimento funcional é a continuidade, não adianta usar esporadicamente, tem que usar diariamente", alerta o nutrólogo.

 

Fonte: Jornal Hoje
Edição: F.C.
13.04.2010

Imprimir
Enviar por email
Comunicar erro
Permalink
Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário