Vida Legal

Sete recomendações essenciais para quem faz academia

Alguns hábitos são essenciais para otimizar o treino e melhorar a saúde.

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017

Engana-se quem pensa que para a malhação surtir um bom efeito basta frequentar a academia. Alguns hábitos são essenciais para otimizar o treino e melhorar a saúde. Alex Benzal, profissional de educação física, destaca sete hábitos essenciais para os fãs da musculação.  

AQUECIMENTO

O aquecimento é fundamental para preparar o corpo, tanto física quanto psicologicamente, para a atividade física. O alongamento contribui para a manutenção e, em alguns casos, até para a melhora da mobilidade articular, além de prevenir lesões. 

ROUPAS

Opte por roupas de tecidos leves e que absorvam facilmente o suor. Tecidos mais grossos retêm a umidade e podem abrigar fungos e bactérias prejudiciais para a saúde.

TREINO

O treino precisa ser montado, pelo profissional de educação física, de acordo com o organismo e os objetivos de cada um. "O treino que é bom para um, talvez não funcione para o outro", diz Benzal. Consulte o profissional da sua academia para ter um treino só seu. 

HIDRATAÇÃO

Não espere a boca secar para ir atrás de um copo d'água. Durante todo o treino, é essencial ter uma garrafinha por perto para se hidratar. A água aumenta a disposição para treinar.

ALIMENTAÇÃO

Não é recomendado praticar atividades físicas em jejum. O ideal é que, de 30 minutos a uma hora antes do treino, a pessoa recorra a uma limentação rica em carboidratos simples e proteína. Opte também por frutas para ter mais energia. 

INSTRUÇÃO

O instrutor não está na academia por acaso. Ouça as recomendações do profissional e não aumente a carga sem que ele sugira. "Sentir dor tardia não é sinal de que o treino foi bom. O corpo precisa ser preparado para aumentar a intensidade", afirma Benzal.

DESCANSO

Dormir é essencial para o corpo se recuperar do treino. Neste período, o organismo vai construir os músculos e fazer valer o esforço. Além disso, é importante respeitar os descansos semanais, acordados com o profissional de educação física.

Fonte: Estadão
Edição: F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário