Abertura

Vencedores do II Salão Medplan de Humor recebem premiação

As recepções e corredores do Medplan ganharam mais alegria após a abertura da Exposição do Salão de Humor. É impossível não parar para ver as charges de perto.

Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

As recepções e corredores do Medplan ganharam mais alegria nesta quinta-feira, quando ocorreu a abertura do II Salão Medplan de Humor. Durante o evento, foram divulgados os nomes dos dois chargistas premiados nesta edição. O autor da charge que ficou em primeiro lugar, eleito pela comissão julgadora, foi Evandro Alves, de Lagoa Santa - MG, e o segundo lugar ficou com o teresinense Ednaldo Carvalho.

Evandro Alves não pode vir a Teresina participar da abertura, mas ficou muito contente com a premiação, quando soube por telefone. O cartunista, mesmo de longe, tem o Piauí como referência na realização de salões, e comemora o fato de o Medplan ter resgatado esta ideia. Por sinal, sua primeira participação em salões de humor foi no Piauí, há 15 anos.

Já premiado em outros salões, o último prêmio conquistado por Evandro foi o primeiro lugar no Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, em setembro de 2009.

O segundo lugar, Ed, como gosta de ser chamado, também ficou muito feliz com a premiação de R$ 2 mil, e bastante surpreso com o resultado do salão. Depois de ver todos os trabalhos que compõem o II Salão de Humor, ele comprovou suas suspeitas, de que o evento teria um alto nível de competitividade. "Fiquei muito surpreso, porque as charges estão todas muito boas. Eu já participei de outros salões, mas nunca fiquei entre os primeiros", revela. 

Ed faz quadrinhos e charges há tanto tempo que já nem lembra a idade que tinha quando começou. Atualmente, trabalha exclusivamente com os desenhos, em camisetas, peças publicitárias e mídia.  

Participaram da abertura do salão, cartunistas, jornalistas, autoridades e funcionários do Grupo Med Imagem. O vereador Renato Berger fez questão de ver todas as charges, e até elegeu a sua preferida: "Se eu pudesse votar, escolheria a charge do Homem Aranha. Está muito engraçada", comentou, referindo-se ao trabalho enviado pelo cartunista Izânio, de Teresina, que recebeu menção honrosa por ter seus dois trabalhos entre os melhores deste salão.

Renato
Renato Berger e sua charge preferida
Renato Berger destacou ainda que a iniciativa da direção do Medplan de realizar este evento é admirável, por fazer com que as pessoas tenham informação através da cultura. "Para mim, não é surpresa em se tratando de José Cerqueira. Há muito tempo acompanho o trabalho dele, e sempre vi as inovações que ele apresenta, preocupado com a saúde das pessoas", ressaltou.

José Cerqueira, diretor-presidente da empresa, espera que o público que terá acesso à exposição fique mais atento ao perigo que o sedentarismo representa, e tome uma atitude diferente da preguiça, figura que ilustra a charge vencedora do salão. A intenção do salão é exatamente esta - que as pessoas se divirtam, mas também reflitam e adotem comportamentos mais saudáveis.

Exposição irá percorrer vários municípios do Piauí

Quem participou da abertura do salão deu boas gargalhadas ao conferir a exposição. O público ficou surpreso ao perceber que um único tema - Sedentarismo - gerou trabalhos tão diferentes, criativos e divertidos, sem que a boa informação ficasse de fora, alcançando o objetivo do salão de humor.

A divulgação dos nomes dos vencedores do salão marcou também o início da exposição das charges e cartuns, que permanecem no Medplan nestes primeiros dias, antes de partir para outros pontos da cidade. A ideia do II Salão Medplan de Humor é levar às pessoas um alerta sobre o sedentarismo, mal que gera outros inúmeros problemas. 

Não apenas os teresinenses, mas a população de outras cidades do Piauí poderão ver de perto a exposição do II Salão de Humor. Durante os próximos meses, o bom humor e a informação que o salão agrega irão viajar bastante, para que o número máximo de pessoas tenha a acesso ao evento. 

Abaixo, os trabalhos premiados:

1º Lugar
1º Lugar

2º Lugar
2º Lugar


P.R
21.05.2010

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário