HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




SALÃO


Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com a participação do 8º Salão Medplan de Humor

O tema do 8º Salão Medplan de Humor - Intolerância - aproxima crianças, jovens e adultos das discussões e reflexões sobre aspetos sociais.

Publicada em: Quinta-feira, 18 de Maio de 2017



Até o dia 20 de maio, o Teatro do Boi (Matadouro) será sede da 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. A Mostra é uma busca da consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

O 8º Salão Medplan de Humor está presente no evento com a sua mostra itinerante de 40 obras que retratam a temática da “Intolerância”, aproximando crianças, jovens e adultos das discussões e reflexões sobre aspetos sociais que vivemos. 

Nesta edição do Salão, foram recebidos cerca de 900 trabalhos, provenientes de diversas partes do planeta, registrando mais uma vez a intensa participação internacional conquistada pelo evento organizado pelo Medplan, que pela segunda vez consecutiva, também abriu espaço para a categoria de caricaturas.

A mostra continua circulando por toda a cidade até o meio do ano, em pontos de cultura, escolas, faculdades e outros espaços públicos, levando cultura em forma de bom humor.

image

O evento

A Mostra é realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas, teatros e escolas. 

Na programação, os filmes são distribuídos em sessões pela manhã (de 10 a 12h), à tarde (de 14 a 18h) e à noite (de 19 a 21h). Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), vão acontecer sessões com debates, coordenados pela Doutora em Direito, Professora Sueli Rodrigues, presidenta da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra da OAB/PI, e pela professora Andreia Marreiro, coordenadora do Curso de Pós Graduação em Direitos Humanos Esperança Garcia da Faculdade Adelmar Rosado/FAR.

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, que vai exibir oito curtas-metragens, através do Cine Móvel Cajuí, um projeto de cinema itinerante executado através da Secretaria Estadual de Cultura. A programação completa da mostra pode ser conferida aqui.

O evento é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM. Em Teresina, a Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Mais informações em mostracinemadireitoshumanos.sdh.gov.br

11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos
Até dia 20 de maio, no Teatro do Boi. Entrada gratuita.
Rui Barbosa, 339 - Matadouro, Teresina - PI, 64004-285 - Tel: (86) 3215-7829 (81) 3355-6870

F.C.