Inovação

Laboratório Med Imagem inclui análise imuno-histoquímica em seu menu de exames

O exame imuno-histoquímico é um procedimento que auxilia no diagnóstico de doenças infecciosas e de neoplasias, ajudando a identificar a histogênese tumoral (natureza das células) e facilitando a diferenciação de neoplasias benignas e malignas.

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2012
Buscando oferecer aos seus clientes a melhor assistência e variedade nos seus serviços, a Med Imagem acrescentou à sua rotina de exames mais um procedimento: o teste imuno-histoquímico.
 
O novo exame é um complemento do histopatológico convencional, que já era oferecido pela Med Imagem e faz uma análise microscópica dos tecidos que são removidos dos pacientes na realização de uma biópsia (remoção de uma amostra de células e/ou tecidos do organismo). “Na grande maioria dos casos, o exame histopatológico por si só é suficiente para fornecer um diagnóstico preciso para o paciente, mas algumas vezes é necessário um estudo complementar com colorações especiais, imuno-histoquímica ou técnicas de biologia molecular”, explica a médica patologista Ana Maria Rebêlo.
 
O exame imuno-histoquímico é um procedimento que auxilia no diagnóstico de doenças  infecciosas e de neoplasias, ajudando a identificar a histogênese tumoral (natureza das células) e facilitando a diferenciação de neoplasias benignas e malignas (cânceres).   

O preparo das lâminas é feito com um equipamento de ponta
O preparo das lâminas é feito com um equipamento de ponta
Além disso a imuno-histoquímica é útil na avaliação prognóstica de neoplasias. No caso do câncer de mama, o exame pode fornecer dados mais precisos e individualizados, que permitem prever a provável evolução da doença. “Atualmente é impossível imaginar o tratamento do câncer de mama sem o exame imuno-histoquímico, que permite identificar a classificação molecular do tumor e possibilita melhores opções de tratamento para o paciente e para o médico oncologista”, esclarece a patologista.
 
A análise das lâminas de imuno-histoquímica é feita em um microscópio óptico e o preparo do material é realizado com o auxílio de um equipamento de ponta, o Bench Mark GX, da Roche/Ventana, recentemente adquirido pela Med Imagem. Outro grande diferencial do serviço está no ganho de tempo de entrega do resultado do exame. “Antes da aquisição da máquina, o tempo de entrega desse resultado era de 15 a 20 dias, pois a amostra era enviada a São Paulo para análise. Agora, o resultado é entregue em até 72h”, afirma a médica, ressaltando que isto pode fazer uma grande diferença no tratamento do paciente.
 
A equipe de Patologia da Med Imagem é composta pelas médicas Ana Maria Furtado, Ana Maria Rebêlo, Aline Ferro e Jucélia Saraiva. Além da equipe médica, todos os técnicos do laboratório Med Imagem receberam treinamento específico para inclusão do novo exame na rotina diária.
 
 
A.N.
05/11/2012
Imprimir
Enviar por email
Comunicar erro
Permalink
Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário