Genética

Doença rara faz garoto envelhecer mais rápido

O paciente desenvolve, ainda na infância, artrite, osteoporose, hipertensão, aterosclerose e outras doenças que geralmente surgem após os 40.

Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Um inglês de apenas 11 anos sofre uma doença genética rara que o faz envelhecer precocemente, numa velocidade cinco vezes mais rápida do que pessoas sadias. A doença é chamada de síndrome de Hutchinson-Gilford.

O geneticista Décio Brunoni, coordenador do Centro de Genética Médica da Unifesp, já atendeu ao menos três casos de pacientes com a síndrome no Brasil.

Os sinais clássicos são calvície precoce, atrofia do tecido gorduroso, alterações esqueléticas e afinamento da pele. Associado a isso, o paciente desenvolve, ainda na infância, artrite, osteoporose, hipertensão, aterosclerose e outras doenças que geralmente surgem após os 40.

A síndrome é causada por uma alteração genética em uma proteína que constitui o núcleo celular. "Isso torna o problema generalizado e o envelhecimento ataca todas as células", diz Brunoni.

Não há tratamento e a expectativa de vida desses pacientes é curta, já que vão desenvolver doenças do envelhecimento mais cedo.

 

Fonte: Folha de S. Paulo
Edição: F.C.
27.04.2010

Imprimir
Enviar por email
Comunicar erro
Permalink
Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário