Pesquisa

Abacate ajuda a controlar colesterol e triglicérides

Uma revisão de estudos mostra que essa fruta tem muito a oferecer à saúde.

Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017

Mesmo sendo um alimento rico em gordura, o abacate tem um efeito vantajoso sobre os níveis de colesterol e triglicérides no organismo, aponta uma investigação da Universidade de Mashhad, no Irã. Apesar de esse ter sido o principal benefício encontrado em decorrência do consumo regular da fruta, os cientistas relatam que também observaram melhorias na pressão alta e na massa corporal de pessoas obesas. Para listar tantos atributos, foram revisadas nada menos do que 129 pesquisas científicas sobre o abacate.

Parece estranho associar um alimento gorduroso a tantas maravilhas. Mas acontece que a gordura presente no alimento é do tipo monoinsaturada, boa para a saúde. O ideal, inclusive, é tentar reduzir a ingestão das gorduras saturadas, encontradas em carnes e nos queijos amarelos, e substituir por essa versão que dá as caras no abacate.

Os novos achados são especialmente importantes para pacientes com a síndrome metabólica, condição que é diagnosticada quando um indivíduo tem pelo menos três dos seguintes problemas: hipertensão, altos níveis de açúcar no sangue, excesso de gordura na região abdominal e taxas anormais de colesterol ou triglicerídeos. Esse quadro aumenta o risco de complicações cardíacas, diabete e derrame.

Outro ponto positivo indicado pelos pesquisadores: todas as partes da fruta são benéficas. Ou seja, a casca, o caroço e as folhas do fruto reúnem substâncias interessantes para o corpo. Um dos principais autores do trabalho lembrou que, em 2014, um estudo comprovou que uma dose diária do óleo tirado das folhas do abacate levaram a reduções na pressão arterial e no colesterol total e LDL (considerado ruim), por exemplo.

Para sentir no corpo as vantagens do fruto do abacateiro, há quem afirme que não há necessidade de devorá-lo de segunda a domingo. De duas a três vezes por semana estaria de bom tamanho. Basta comer um quarto da fruta, isto é, uma porção de cerca de 100 gramas. E isso não significa necessariamente aproveitá-la in natura na sobremesa. O alimento harmoniza perfeitamente com pratos salgados, como saladas, massas, patês, sanduíches…

Fonte: Saúde
Edição: F.C.

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