Histórico



Ah, como é difícil contar a história ! Principalmente quando você, mais que escriba, é um dos atores da história a ser contada. Mas sabemos que a história é, e sempre será, a história dos vencedores. E, como vencedores que somos, temos mesmo que contar nossa história, o relato dos desafios, das dúvidas, das ameaças, das escolhas, dos riscos, dos erros e acertos que marcaram nosso caminho e nos tornaram aquilo que somos hoje.

Não se pode esquecer que a história é a mais importante experiência humana, e assim a existência do MEDPLAN foi e continuará sendo a resultante de forças humanas que se entrechocaram, um quadro vivo e mutante, desenhado por pinceladas antagônicas das pessoas que acreditaram e das que não acreditaram, das que conspiraram contra e das que lutaram a favor, numa arena de gladiadores onde de um lado estão guerreiros e guerreiras armados com suas esperanças e seus sonhos, e do outro legiões dos que se sentem ameaçados, excluídos e desafiados pelo que é novo.

O primeiro grande desafio para que o MEDPLAN fosse criado está ligado a uma herança gregária que nos pesa sobre os ombros, e nos torna, os dessa terra, portadores de uma auto-estima tão frágil. Para nós, os daqui não são capazes de criar, construir, realizar. Uma forte cultura colonial moldou nossa alma afro-indígena-lusitana, tornando-nos descrentes de todo milagre dos santos de casa: é daqui ? então não presta !".

Quando Norma e eu começamos a imaginar, a sonhar com a criação de um plano de saúde que fosse nosso, com a cara e o estilo da gente, atendendo às necessidades e ao perfil sócio-econômico do piauiense, planejado e conduzido por nós, não conseguíamos convencer as pessoas a acreditar nesse delírio. Afinal, até o ano de 1996, quando começamos a delinear o projeto, todos os planos de saúde do Piauí tinham vindo de longe, eram mais um exemplo de experiência de colonização, de instituições e empresas nascidas lá fora, chamadas a ocupar este mercado. Que chance, então, teríamos nós, ao enfrentar gigantes? A essência de nossa idéia, ao concebermos MEDPLAN, se resumia a uma equação: CUSTO = QUALIDADE + ACESSO .

Sabíamos que a chave do sucesso consistiria no lançamento de um plano de saúde com preço de mensalidade menor que o dos outros planos, com uma melhor qualidade dos serviços médicos ofertados, sem comprometer o acesso dos clientes aos atendimentos.

Assim, no dia 1º de agosto do ano de 1997 foi lançado o MEDPLAN, sendo que nossa primeira cliente foi a Sra. Mariana Batista Machado, e a primeira empresa a assinar um contrato conosco foi a Imobiliária Evaldo Matos.

Foram tempos incríveis, de um enorme entusiasmo que atraiu pessoas de grande competência, como Dra. Fernanda, Dr. Nilo Costa, Dra. Socorro Martins, Ivan, Márcia, Daniela e muitas outras figuras geniais.

Os corretores e os primeiros clientes começaram a divulgar o MEDPLAN como o plano de saúde da MEDIMAGEM, e a coisa deu certo, ocorrendo um fenômeno de transferência instantânea de credibilidade.

Com uma estrutura própria, formada pelo Centro Médico do Medplan, pela Medimagem, o Hospital Prontomed Adulto e pelo Prontomed Infantil, iniciou-se a materalização de uma proposta inovadora, baseada no modelo de medicina planejada, com a participação de médicos orientadores dotados de alto nível profissional e humano, e médicos consultores de grande respeitabilidade e competência. Esta sinergia de atuações resultou em altos niveis de resolutividade. Em janeiro do ano seguinte (1998) já éramos uma empresa com 6.000 (seis mil) clientes, quando lançamos nosso primeiro comercial de T.V., totalmente produzido aqui, com o João Claúdio afirmando "o MEDPLAN é o meu plano de saúde" - foi um grande sucesso. Depois vieram outras campanhas de sucesso, como a do repentista Pedro Costa: "MEDPLAN é meu e seu amigo de todo dia ...", todas produzidas pela W&V, que ajudaram a popularizar a marca como uma empresa nascida aqui, fiel à terra.

Os investimentos de responsabilidade social logo se tornaram uma marca registrada da empresa, sendo vista como uma amiga da cultura local, incentivando manifestações artísticas (peças teatrais, shows musicais e de humor, edições de CDs e DVDs de artista locais, manutenção de corais) e esportivas (como a Corrida de Teresina) contribuindo ainda com entidades comunitárias de apoio aos idosos e aos orfãos.

Ao longo do tempo, várias iniciativas e projetos foram desenvolvidos pelo MEDPLAN, todos voltados para seus clientes. Um dos mais utlizados e conhecidos pelos clientes é a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), na qual são sorteados brindes, verificada a pressão e a glicose dos participantes, divulgadas orientações sobre doenças crônicas e desenvolvidas palestras sobre os mais variados temas.

"Considero ótimo, em todos os sentidos, a participação do MEDPLAN em nossa Sipat. A iniciativa, a organização, a paciência e o preparo de todo o pessoal foram de extrema importância para nós; eles demonstraram ter total conhecimento do que fazem. Por tudo o que foi feito,eles são nota 10", declarou Albuquerque Neto, Coordenador de Segurança na Schincariol, empresa onde o MEDPLAN realizou uma das suas SIPATS.

PROGRAMA MAIS POR VOCÊ

Inovando sempre, o MEDPLAN criou para seus clientes o "Programa Mais por Você", um projeto que foi idealizado com o propósito de incentivar a adoção de práticas saudáveis, acompanhar enfermidades crônicas e orientar cuidados para que os clientes evitem hábitos destrutivos de vida.

O "Programa Mais por Você" é formado por vários grupos, idealizados para cada área de interesse do cliente - atualmente os principais são o Clube do Coração (acompanhamento de hipertensos) e o Clube Diet (acompanhamento de diabéticos). Através desses grupos, uma equipe composta por uma enfermeira, duas psicólogas, uma nutricionista, um endocrinologista, dois cardiologistas e uma clínica realizam um trabalho de grande eficiência, tendo sido objeto de artigo publicado na revista "Medicina Social", editada pela ABRAMGE, com circulação nacional. Através de visitas domiciliares a beneficiários pré-selecionados, ofertando-lhes palestras e eventos educativos conduzidos por profissionais em constante disponibilidade para atendê-los, o "Programa Mais por Você" procura sempre orientar os participantes acerca dos cuidados indispensáveis na busca da obtenção de uma boa saúde física e mental. Por isso, o MEDPLAN está sempre, através do programa, organizando eventos de caráter esportivo, como caminhadas, sessões de exercícios aeróbicos, sessões de ginástica, aulas de dança e passeios em parques e sítios ecológicos.

Hoje, com 19 anos de existência, o MEDPLAN é o maior plano de saúde em atuação no Estado do Piauí, contando com filiais em São Luis do Maranhão, e em várias cidades dos dois Estados, prestando serviços médicos, hospitalares e odontológicos a uma população de 82.000 (oitenta e dois mil) clientes; os quais são atendidos por uma rede de mais de 1.000 médicos, clínicas e hospitais conveniados.

Agora o MEDPLAN se defronta com novos desafios, e sua sobrevivência dependerá da capacidade de adaptação a um cenário marcado pela redução do poder aquisitivo da população, associado a um acelerado aumento dos custos da atividade médica. Somente com criatividade, entusiasmo e coesão interna poderemos continuar demonstrando que "só os santos de casa fazem bons milagres".

José Cerqueira Dantas
Diretor Presidente

Imprimir
Enviar por email
Comunicar erro
Permalink