HOME > DOSES DE CULTURA



HOME > DOSES DE CULTURA




DOSES DE CULTURA


Semana Nacional do Teatro em Teresina (Senth) inicia nessa terça-feira

Durante a semana haverão vinte espetáculos, vinte atrações das mais diversas para teatro dramático, cômico, de formas animadas, de rua, de câmara.

Publicada em: 20/03/2017



A Semana Nacional de Teatro em Teresina (SenThe) inicia a partir de amanhã, 21 de março, e vai até o domingo, 27 de março. O Senthe é um espaço para apresentações, formação e discussão do teatro nacional e local em Teresina. Especialmente com foco na produção de teatro realizada pelo grupo novos e pessoas interessadas em um teatro ligado as questões contemporâneas e sociais de nossa sociedade.

Durante a semana haverão vinte espetáculos, vinte atrações das mais diversas para teatro dramático, cômico, de formas animadas, de rua, de câmara. Haverá  apresentações de espetáculos, oficinas e trocas de experiências com grupos e pessoas renomadas do teatro brasileiro, além de um panorama das mais diversas forma de gênero da cena teatral: framas, comédias, teatro de bonecos, teatro de rua, performacer , leitura dramáticas . O destaque vai para o Grupo Lume, ligado a Unicamp, em Campinas e o ator e diretor Gero Camilo, bastante conhecido do teatro e do cinema brasileiro.

Francisco Pellé é curador do SENTHE e fala sobre a importância de destacar o teatro piauiense. “A produção teatral piauiense de excelente qualidade, precisa de espaço e visibilidade para acontecer. E também para fazermos as comemorações do Dia Internacional do Teatro e do Circo, marcadas em todo mundo, no dia 27 de Março”, diz.

O curado fala, ainda, que é  sempre importante para a população ter acesso o teatro. “As instituições culturais precisam colocar e oferecer politicas de fruição e acesso a cultura, e temos o teatro este instrumento poderoso de interação e comunicação do artista como o povo”, fala Francisco Pellé.

Os espetáculos acontecem na Praça Pedro II, no Theatro 4 de Setembro, na Galeria de Arte “Nonato Oliveira” (Club dos Diários), no Teatro “Torquato Neto” , no Shopping da Cidade e no Parque da Cidadania. A Semana Nacional de Teatro (SENTHE), veio para ficar e marcar no calendário cultural de Teresina, sempre anualmente no mês de março, esse encontro de artista com sua sua arte, o Teatro.

Fonte: entrecultura.com.br
Edição: F.C.