Dicas de Livro

O Clube do Filme: Um pai. Um filho. Três filmes por semana

O que você faria se seu filho de 16 anos decidisse abandonar a escola? O crítico de cinema David Gilmour não só aceitou como foi o autor da idéia.

Sexta-feira, 29 de Julho de 2011
O que você faria se seu filho de 16 anos decidisse abandonar a escola? O crítico de cinema David Gilmour não só aceitou como foi o autor da idéia.

Diante de um adolescente desestimulado, com quase nenhum interesse na vida escolar, Gilmour achou que valia a pena tentar uma abordagem diferente.  O filho Jesse poderia abandonar a escola e não precisaria procurar emprego, mas o trato foi claro: nada de drogas e, a partir daquele momento, o jovem estava obrigado a assistir pelo menos três filmes por semana, escolhidos pelo pai e na companhia dele.

Dos clássicos até os grandes representantes do cinema pipoca, foram três anos de sessões quase diárias em frente ao aparelho de DVD. A trajetória real de pai e filho pelos labirintos do mundo do cinema está narrada no livro o Clube do Filme, relato sincero de David Gilmour sobre relações familiares e as percepções de um pai ao acompanhar os erros e acertos de um adolescente que encara o próprio amadurecimento.

Parte da relação entre pai e filho, os filmes servem como pontes para o início de longas conversas entre a dupla e também como antídotos para os momentos ruins. Para enfrentar uma tarde logo após o primeiro grande termino de namoro, nada melhor do que um clássico como “Profissão, Ladrão”. Nos dias mais depressivos, um pouco de cinema de horror, com “O Bebê de Rosemary”. E assim seguem as sessões.

As exibições de filmes são intercaladas pelas análises e comentários de Gilmour, que também estão presentes no livro e acabam trazendo ao leitor um retrato ampliado de diferentes momentos do cinema mundial.  Uma leitura leve e tocante, que acaba por demonstrar o poder de comunicação e transformação do cinema.

Livro: O Clube do Filme
Autor: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 232

Onde encontrar:

Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex – das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h.


C.P
29.07.2011
Imprimir
Enviar por email
Comunicar erro
Permalink
Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Adicionar comentário